Wednesday, December 10, 2014

O que vale mais: Dinheiro ou Poder?




Refletindo se Dinheiro ou Poder seria mais importante pra se conquistar as coisas em nossa sociedade penso no fato da maioria dos políticos gostarem mais de poder do que de dinheiro (apesar do segundo ser muito cobiçado para lhes garantir o primeiro). Aí lembro-me da frase do personagem Frank Underwood do seriado House of cards: 

"É um desperdício de talento alguns preferirem o dinheiro em vez do poder. Nesta cidade é um erro que quase todos cometem. O dinheiro é uma grande mansão em Sarasota que começa a desmoronar em 10 anos. O poder é um antigo edifício de pedra que fica por séculos. Eu não posso respeitar alguém que não vê a diferença".

 Em resumo: Políticos safos não ficam esperando aumento de salário. Sabem que se você tem poder pode ampliar mais ainda este poder e se perpetuar no poder que te fará conquistar o que quiser a cada momento, inclusive dinheiro, só que de forma constante e duradoura. E para ter, fortalecer e se beneficiar do poder vale tudo, vale qualquer corrupção. Lembremos que corrupção não é só ser comprado ou se vender por dinheiro, se compra e se vende também por poder(cargos, mídia para opinião pública e votos, etc...). 

Então, se estamos fora do jogo político e queremos entrar no Jogo, jogar o jogo pra mudar o jogo ou façamos também corrupção ou destruímos, na raíz, todas as fontes de Toma-lá-dá-cá que encontrarmos pela frente. Acabemos com financiamento empresarial de campanhas eleitorais, fortaleçamos a transparência pública e o controle social. Só vejo este caminho pra salvar nossa frágil Democracia dos corruptocráticos e eternos usurpadores do poder público.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home